CIDS Comunidade Internacional do Divino Salvador

Política de Proteção ICDS

Queridos irmãos e irmãs salvatorianos,

A última resposta do Dicastério do Vaticano sobre o reconhecimento da ICDS como uma Associação de fieis leigos, nos deixa confiantes de que em breve atingiremos a meta. O esboço dos Estatutos que apresentamos ao Dicastério foi aceito. Mas para obter o reconhecimento definitivo do
Vaticano duas coisas ainda são necessárias:

1. obter da Congregação para a Doutrina da Fé o ‘nihil obstat’ (permissão para publicação), o qual já está em revisão;
2. O estabelecimento de uma política de salvaguarda (medidas protetivas) para resguardar e garantir a dignidade de menores e pessoas em estado de vulnerabilidade atendidas pela ICDS.

Essas são exigências para todas as instituições pertencentes ao Vaticano ou à Igreja Católica para continuar existindo. Para satisfazer este requisito, desenvolvemos uma política de salvaguarda (medidas protetivas) para
resguardar e garantir a dignidade de menores e pessoas em estado de vulnerabilidade atendidas pela ICDS. Esta política consiste em várias partes:

– Uma visão geral sobre o tema;
– Glossário de termos;
– Normas de comportamento em relação às crianças;
– Formulário de reconhecimento
– Formulário de reclamação
– Procedimento de reclamação
– A política completa da ICDS sobre este tema está anexa a esta carta. 

No momento, a política está apenas disponível em inglês, espanhol e alemão. Pedimos que, como equipe de coordenação da unidade, traduza este texto para o idioma de sua unidade, se o idioma de sua unidade não for um destes três.