Campanha da Fraternidade 2022

Celebrada no período quaresmal, a Campanha da Fraternidade (CF) convida a todos a imitar a misericórdia do Pai repartindo o pão com os necessitados, fortificando o espírito fraterno. A iniciativa está ligada a caminhada quaresmal como um dos modos de viver a espiritualidade deste tempo favorável.   

Em 2022, a CF tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Seu início se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. 

“Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.

 

Campanha da Fraternidade 2022

OBJETIVO GERAL 

A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2022 CONVIDA A PROMOVER DIÁLOGOS A PARTIR DA REALIDADE EDUCATIVA DO BRASIL, À LUZ DA FÉ CRISTÃ, PROPONDO CAMINHOS EM FAVOR DO HUMANISMO INTEGRAL E SOLIDÁRIO. 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS  

1. ANALISAR O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NA CULTURA ATUAL, E SEUS DESAFIOS POTENCIALIZADOS PELA PANDEMIA. 

2. VERIFICAR O IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO.  

3. IDENTIFICAR VALORES E REFERÊNCIAS DA PALAVRA DE DEUS E DA TRADIÇÃO CRISTÃ EM VISTA DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA NA PERSPECTIVA DO REINO DE DEUS. 

4. PENSAR O PAPEL DA FAMÍLIA, DA COMUNIDADE DE FÉ E DA SOCIEDADE NO PROCESSO EDUCATIVO, COM A COLABORAÇÃO DOS EDUCADORES E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.  

5. INCENTIVAR PROPOSTAS EDUCATIVAS QUE, ENRAIZADAS NO EVANGELHO, PROMOVAM A DIGNIDADE HUMANA, A EXPERIÊNCIA DO TRANSCENDENTE, A CULTURA DO ENCONTRO E O CUIDADO COM A CASA COMUM. 

6. ESTIMULAR A ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO PASTORAL JUNTO A ESCOLAS, UNIVERSIDADES, CENTROS COMUNITÁRIOS E OUTROS ESPAÇOS EDUCATIVOS, EM ESPECIAL DAS INSTITUIÇÕES CATÓLICAS DE ENSINO.  

7. PROMOVER UMA EDUCAÇÃO COMPROMETIDA COM NOVAS FORMAS DE ECONOMIA, DE POLÍTICA E DE PROGRESSO VERDADEIRAMENTE A SERVIÇO DA VIDA HUMANA, EM ESPECIAL, DOS MAIS POBRES.

FONTE: CNBB – Conferência dos Bispos do Brasil 2022